sexta-feira, 3 de maio de 2013

PROJETO DE PESQUISA - EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DAS CONFIGURAÇÕES


O fenômeno do empreendedorismo não é recente. Empreender é um ato humano que pode ser notado em qualquer atividade que reúna grupos. Desde os primórdios da humanidade, quando os seres humanos se juntaram, pode-se dizer que foram criados empreendimentos para permitir a realização de tarefas sociais.  
A sociedade contemporânea é marcada por um ritmo acelerado de mudança. O mundo em que vivemos está se transformando continuamente. Alterações nos hábitos de consumo da população, mudanças demográficas, o surgimento de novas tecnologias e sua incorporação em produtos e serviços causam impactos profundos nas organizações de negócios ameaçando sua sobrevivência ou oferecendo novas oportunidades de crescimento, bem como abrindo espaço para o surgimento de novas empresas, ou para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras em organizações já existentes.
A sustentabilidade e a inovação são dimensões da vida organizacional que tem exercido um papel central na gestão contemporânea. Há diversas razões que podem ter levado a esta centralidade. Do ponto de vista da inovação, a evolução tecnológica e as transformações sociais que a sociedade contemporânea tem vivenciado ajudam a entender a demanda por novos produtos e serviços que levam as organizações a se inovarem continuamente. Quanto à sustentabilidade, a preocupação com os efeitos maléficos que o desenvolvimento tem causado ao ambiente terrestre associada a uma insatisfação no que diz respeito às ineficiências de nosso modo de vida capitalista, em especial no que tange à distribuição desigual das riquezas e a desumanização das relações de trabalho, são fatores explicativos da crescente atenção dada a modelos organizacionais que reduzam ou, idealmente, eliminem essas ineficiências.
A  abordagem das configurações nos estudos organizacionais remete ao conceito de equifinalidade. Com esse termo, pretende-se indicar a existência de múltiplas maneiras de atingir o sucesso organizacional. Mas, do ponto de vista da abordagem das configurações  essa multiplicidade não é infinita. Há um número restrito de padrões de comportamento viáveis que podem ser seguidos pelas empresas para a consecução de seus objetivos.
Um segundo aspecto relevante para o entendimento da proposta de estudo das organizações que surge da abordagem das configurações é ressaltado por Miller e Mintzberg (1985) ao contraporem análise e síntese.  Para esses autores, o estudo das organizações deposita uma ênfase muito maior na análise em detrimento da síntese. Enquanto a análise utiliza nas suas explicações relações contínuas entre poucas variáveis, normalmente na procura de relações causais, a síntese compreende a busca  de  distintas configurações de muitas variáveis relevantes para o entendimento das organizações. Configurações são descritas como aglomerados de atributos, incluindo estados e processos de uma dada organização, bem como características de sua situação. 
O objetivo desse projeto é descrever as formas como as organizações contemporâneas podem se configurar por meio de decisões administrativas que articulem em sua estratégia competitiva aspectos do empreendedorismo, da inovação e da sustentabilidade.  Tal pretensão se justifica pela importância que essas três dimensões assumiram na gestão das organizações contemporâneas. Entender como as organizações podem perdurar na sociedade, implica na  compreensão de como tensões entre estabilidade e mudança são tratadas de forma administrativa. Lidar com questões de sustentabilidade, inovação e empreendedorismo implica em tomar decisões sobre o que mudar e o que não mudar, além de por que mudar ou por que não mudar. Entende-se que a perspectiva das configurações, com sua ênfase na síntese de diferentes dimensões 
organizacionais pode fornecer melhoras explicações para a permanência e o sucesso organizacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Grupo de Pesquisa ISEPE agradece a sua participação.